A Importância de um Bom Currículo

Entenda a Importância de Fazer um Bom Currículo

A Importância de um Bom Currículo

A Importância do Seu Currículo Perfeito

O currículo é uma das ferramentas mais importantes e muitas vezes desprezadas pelos candidatos para a conquista de um emprego. Isto é um fato e espero que este cenário será mudado. Assim, os profissionais de RH terão maior possibilidade de avaliar e selecionar talentos ocultos e os profissionais poderão aproveitar melhor as poucas oportunidades que o mercado oferece.

Vivemos cercados de informação, todas acessíveis a um clique, e, mesmo assim, as pessoas ainda insistem em não dedicar o mínimo de tempo e energia para descrever os seus perfis profissionais. Alguns profissionais desempregados seriam capazes de pagar as vezes o seu primeiro salário para conseguir um emprego, mas não são capazes de dedicar algumas horas para escrever, organizar e formatar o seu currículo adequadamente. Isto não parece incoerente?

O problema é que este cenário é incongruente! Porém, não acho que o problema é apenas dos profissionais: parte do problema é da cultura que vivemos.

Estudamos 15 a 20 anos de nossas vidas para nos prepararmos para o futuro e iniciarmos as nossas carreiras profissionais e, durante todo este período, o que você aprendeu sobre como entrar no mercado de trabalho? Quanto tempo foi gasto para te ensinar como elaborar um currículo adequadamente? Quantos professores ajudaram, explicaram e ensinaram sobre como descrever o seu perfil profissional? Não sei você, mas eu não aprendi nada sobre os desafios do mercado de trabalho na escola ou na faculdade.

E este é o segundo grande problema. Você é preparado por anos a ter conhecimentos técnicos, porém não aprende absolutamente nada sobre a principal ferramenta utilizada em processos seletivos. Você não sabe como montar o seu primeiro currículo. Você não sabe o que escrever, como escrever, qual o melhor modelo, o que a empresa e o recrutador esperam de um bom currículo. E o pior: às vezes nunca aprende. Assim, você é jogado no mar com os tubarões sem saber o que deve fazer para sobreviver. A solução é buscar o maior número de informações para superar este desafio.

O currículo ainda é a principal ferramenta utilizada nos processos seletivos. Apesar das seleções terem evoluídos e novas técnicas e metodologias terem sido incorporadas para facilitar a seleção de talentos, a triagem de currículos ainda está presente na grande maioria dos processos seletivos aplicados pelas empresas.

Sendo assim, você só conquistará um emprego se, obrigatoriamente, o seu currículo descrever adequadamente o seu perfil. Lembre-se: a triagem de currículos é a primeira fase! Portanto, qualquer problema já te elimina do processo seletivo. Um número de telefone ou e-mail errado, uma experiência profissional que não descreva as responsabilidades corretamente ou uma formação acadêmica sem o nível de detalhe adequado pode te manter anos na fila dos desempregados.

Pensando nisso, é fácil você perceber como é importante você mesmo ter todo o conhecimento para fazer um bom currículo a partir o zero, independente se você utiliza um profissional para te ajudar nesta elaboração.

Um currículo bem estruturado é uma potencial ferramenta para chamar a atenção de um recrutador. Ele é a porta de entrada para entrevistas e possíveis empregos e deve ser bem estruturado para garantir que seu alvo – no caso, recrutadores -, ou seja, ser chamado para entrevista.

Uma representante de uma empresa ou uma empresa prestadora de serviços, para chegar até a outra empresa muitas vezes ele apresenta um Cartão de Vista, que deve conter seus dados para contatos como telefone, email, Whatsapp e etc, além do principal que é a apresentação em seu cartão dos serviços a ser oferecido e sendo bem apresentável possibilitará a empresa entrar em contato solicitando tal serviço.

Um currículo bem feito é aquele que é completo, mas ao mesmo tempo objetivo. Ele deve carregar um conteúdo de qualidade, exaltando, primeiramente, as competências profissionais desenvolvidas, informações que mais interessam aos contratantes.

Um currículo certeiro é aquele que carrega atributos de acordo com a vaga disponível. Se a área de atuação do candidato é comunicação, o documento deve conter informações que mostrem que ele entende do setor.

Outro fator importante: o currículo deve trazer detalhes de sua vida profissional. Preenchê-lo com o nome da empresa e o cargo desempenhado não é o suficiente. Descreva as funções exercidas, suas responsabilidades e, principalmente, informações verídicas. Não adianta acrescentar que é fluente num idioma. A empresa pode chamar você a um processo seletivo e testar seu conhecimento na língua indicada. Tome cuidado!

Um bom currículo deve possuir uma estrutura simples, mas eficaz.

Quer ter um currículo profissional bem apresentado? Temos alguns profissionais que pode montar um bom currículo para você.

Acesse Agora <<< CLIQUE AQUI >>>

Interessante:

O termo Curriculum Vitae deve ser traduzido do Latim como trajetória de vida, desta forma o com a união de 2 termos Trajetória = Currículum e Logia = Estudo, temos que Trajetologia é o estudo de currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *